área restrita ABT

Envie seus dados e receba nossa Newsletter


Entidade


A ABT é entidade de classe, voltada a qualificar e valorizar o profissional e as empresas parceiras do segmento, que busca através da melhoria continuada, do treinamento, do estudo, a excelência de serviços, conciliando a preservação do meio ambiente a qualidade de vida dos profissionais.

 

Missão

Representar todos os Associados, auxiliando no desenvolvimento do segmento, difundindo novas tecnologias, valores éticos e moral, firmando parcerias para melhorar a interação com o publico interno e externo.

 

Visão

Tornar-se principal parceira do profissional, contribuindo como força de consulta e propulsora de qualificação e de negócios para os associados e as empresas.

 

Valores

Desenvolver através de ferramentas adequadas a busca da excelência, atuando de forma profissional junto aos profissionais e empresas, tornando-se referencia na melhoria continuada dos processos atinentes ao segmento.

 

História

Associação Brasileira de Tanatopraxistas e Tanatologia - ABT

Desde o inicio desta atividade no Brasil, na primeira metade da década de 1990, muitas empresas investiram em tecnologia, treinamento de pessoal, para melhorar a parte fundamental do serviço funerário, a manipulação dos corpos a nós confiados pelas famílias.

Questões estéticas são importantes para a apresentação digna na hora da última despedida, contudo o desenvolvimento das técnicas de Tanatopraxia não se restringe exclusivamente a este quesito, mas principalmente na assepsia do corpo, que é o fundamento básico deste trabalho, garantindo a salubridade pública, eliminando os riscos de epidemias e endemias que podem se propagar a partir de velórios, onde o contato com a pessoa falecida em nossa cultura é freqüente, alem deste inda temos as necessidades oriundas diversas Legislações Sanitárias por ocasião de translados entre Estados, por viagens aéreas, translados entre paises, velório prolongado e claro falecimento em decorrências de doença infecto-contagiosa.

Durante uma década foram formados centenas de profissionais, contudo após o curso, dificilmente tornavam a se encontrar, ou discutir suas dificuldades, avanços, descobertas, a evolução da técnica, novos produtos, informativo sobre o tema, existindo apenas as feiras genéricas do setor funerário, porem a grande maioria dos Tanatopraxistas não participam destes eventos por serem funcionários das empresas e quem geralmente as freqüenta é o Diretor Funerário.

Em 2003, foi discutida com professores do curso esta necessidade, onde procuramos, em conjunto, algumas lideranças Nacionais para formarmos esta Associação, durante a feira nacional de funerária, a resposta objetiva é que já estava sendo providenciada e assim que estivesse pronta nós seriamos avisados.

Aguardamos mais um ano sem evolução da matéria, foi lançado então durante o II Congresso de Diretores Funerários do Mercosul e o I Encontro de Tanatopraxistas do Brasil, onde estavam presentes de ilustres convidados do Mercosul, entre eles o Secretário da Associação de Tanatopraxia da Argentina Sr. Ricardo Péculo, nesta reunião onde estavam presentes Tanatopraxistas representantes de sete Estados da Federação, onde o plenário solicitou a criação da Associação Brasileira de Tanatopraxistas e Tanatologia, foi ainda proposta que estabelecêssemos um cronograma para trabalhar o assunto, mas os presentes por unanimidade decidiram que deveríamos criá-la naquele momento, entendendo que seria difícil juntar dentro de um curto período esta representatividade sem que existisse algo que envolvesse a todos.

Desta forma, nasce a Associação Brasileira de Tanatopraxistas e Tanatologia, com sede provisória na cidade de Porto Alegre.

Foram eleitos para a primeira direção os seguintes Tanatopraxistas:

Sr. Paulo Coelho – RS Presidente, Prof. Dr. José Progresso – SP Vice-Presidente, Clayton Marchioro – PR Secretário,

Seu objetivo é claro e definido, difundir a pratica adequada da técnica de Tanatopraxia em todo o território nacional através de normas e produtos conhecidos e comprovadamente eficiente, garantir que esta pratica esteja diretamente ligada ao trabalho desenvolvido dentro das empresas funerárias e clínicas, proporcionar avanços tecnológicos através de cursos, seminários, simpósios, mesa redonda, dentro e fora do País, com a finalidade de facilitar as empresas a adoção desta técnica, estabelecer intercambio entre paises visando troca de conhecimento sobre o tema, contribuir com os cursos de extensão universitário que difundem a atividade, formação de curso superior de Tanatologia, garantir aos profissionais desta pratica intercambio, condições adequadas de trabalho e exclusividade nesta área a pessoas formadas para tal mister.

Por ser uma entidade sem um dono, onde todos terão vez e voz, a proposta é trabalhar em conjunto com outras entidades de nível Nacional e Estadual pelo avanço do setor Funerário e sem discriminação entre empresas e pessoas.

Com este norte é buscasse a adesão de todos os Tanatopraxistas e Empresas que dominem esta técnica, para juntos construirmos um futuro melhor e fortificado com as benecies desta união em torno de um ideal justo a todos.

Sejam todos muito bem vindos.

 

Saúde e Paz a todos.

 

Paulo Coelho

Presidente

 

 

 


Voltar




Próximos Eventos



Envie sua mensagem

Nome:


Telefone:


E-mail:


Mensagem:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TANATOPRAXIA
Fundada em novembro de 2004
Organização sem fins lucrativos

 

Avenida João Pessoa, 1468 Azenha
Porto Alegre / RS

 

todos os direitos reservados

 

S-Info ABT - Associação Brasileira de Tanatopraxia