Sensacionalismo e exposição em busca de notícia
27/06/2017
A ABT condena toda exposição de imagens de corpos sem vida, independente das causas que levaram ao óbito, dentro ou fora dos tanatórios.
Essa prárica utilizada hoje, expõe famílias e causam danos irreparáveis a sociedade.
Em reportagem o SIndicato dos Jornalistas também condenam tal prática.
Reportagem:
O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas não pode deixar de condenar, de forma veemente, situações em que houve exposição excessiva de dor das vítimas e outros excessos de sensacionalismo, de que são exemplos a exposição de cadáveres e as entrevistas com pessoas em estado de descontrolo emocional”, começa por escrever a nota divulgada esta segunda-feira pelo sindicato.
Já antes o SJ havia condenado o sensacionalismo da cobertura noticiosa dos incêndios, tendo a polémica ganho nova força quando foi emitida uma reportagem, pela TVI, onde a jornalista surgia a falar em frente a um cadáver.
Mesmo elogiando o trabalho dos jornalistas e dos órgãos de comunicação social na cobertura da tragédia ocorrida em Pedrógão Grande e Góis, o SJ “alerta as direções de informação e as editorias dos órgãos de comunicação social para a sua particular responsabilidade jornalística e social no desempenho das suas funções”.
Link da matéria
https://www.noticiasaominuto.com/pais/821000/pedrogao-sindicato-dos-jornalistas-condena-exposicao-de-cadaveres
Créditos foto: Global Imagens
Nenhum evento cadastrado no momento.